terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Osca

25/01/2011 - 12h05
Documentário sobre Vik Muniz é indicado ao Oscar
PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO

O filme "Lixo Extraordinário" ("Waste Land"), sobre o artista brasileiro Vik Muniz, foi indicado ao Oscar de documentário. A lista de indicações foi anunciada nesta terça-feira.

Dirigido por Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, o filme levou em 2010 o prêmio de melhor documentário da International Documentary Association (EUA). Venceu também como melhor documentário do Festival de Berlim.

Veja galeria de fotos de "Lixo Extraordinário"
Saiba mais sobre o brasileiro Vik Muniz
Catador alcança fama após conhecer Vik Muniz
Filmes do Oscar têm estreias marcadas no Brasil
"O Discurso do Rei" é favorito ao Oscar com 12 indicações

Artista que já trabalhou com ingredientes tão inusitados como ketchup, açúcar e calda de chocolate, Vik Muniz vai ao Jardim Gramacho, aterro metropolitano no Rio de Janeiro, ainda sem uma definição do que será o seu próximo trabalho. É no lixão que ele encontra sua 'próxima' obra.

O documentário explora a relação de três anos que se estabeleceu entre Muniz e os catadores do lixão, que deram ao artista os objetos usados em suas imagens. Após dois meses retratando o aterro sanitário, Muniz contratou cerca de dez catadores para montar as imagens, num galpão em Parada de Lucas, subúrbio carioca.

"Lixo Extraordinário" concorre com "Exit through the Gift Shop", de Banksy, "Gasland", "Trabalho Interno" e "Restrepo".

Divulgação

Cena de "Lixo Extraordinário", documentário sobre o artista brasileiro Vik Muniz que concorre ao Oscar

Carnaval Nutrisse Regulamento

http://nutrisse.com.br/carnaval/regulamento.html

Nelson Domingue Presidenteda da EcoUrbis

O diretor operacional da EcoUrbis, Nelson Domingos Pinto jr., explica que as mudas produzidas serão utilizadas na recuperação florestal nas áreas  do  Aterro Sanitário Sítio São João, do aterro Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Leste (CLT), que será implantado em breve, e de outros aterros sanitários desativados, como o de Sapopemba, São Mateus e Santo Amaro. Além disso, o projeto deve colaborar na arborização da região de São Mateus e seu entorno. "Nós atuamos na cidade de São Paulo, que valoriza muito essa questão das áreas verdes e tem a necessidade disso. Pretendemos contribuir para isso. Esse é um empreendimento muito prazeroso, porque está ligado à natureza", diz Nelson.
Para a bióloga Zulmara Salvador, uma das responsáveis pelo projeto, a finalidade mais importante do viveiro, é a educacional. O espaço estará aberto para visitas de instituições, escolas e comunidades da região para que recebam informação sobre todas as etapas da produção de mudas e também sobre a importância da preservação e recuperação ambiental. "Nosso objetivo aqui não é só informar é educar, ensinar. Outros projetos são informativos, o nosso é educativo. Essa é a diferença, nós estamos aqui para discutir com a comunidade para encontrar o melhor caminho", explica Zulmara.

Luiz Gonzaga

CPI das Enchentes
Luiz Gonzaga é o presidente da LOGA