quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NESOL

Prof. Dr. Paul Israel Singer - Presidente de Honra

Profa. Dra.Sylvia Leser de Mello - Vice-presidente

Prof. Dr. Augusto Câmara Neiva - Coordenador Científico

Profa. Dra. Sonia Maria Portella Kruppa - Vice-Coordenadora Científica
Prof. Dr. Eleutério Prado

Profa. Dra. Flávia Schilling
Profa. Dra. Sandra Rufino



Antônio Bresolin

Daniel Keller de Almeida

Diogo Jamra Tsukumo

Estela Maria Barbieri

Fabiana Ferraz

José Guedes Paulo Pinto

José Otávio
Juliana Bráz

Maíra Cavalcanti Rocha

Mariana Neubern de Souza Almeida

Mariana Baptista Giroto

Vanessa Moreira Sígolo
Virginia Luz Schmidt

Thais da Silva Mascarenhas

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NACE/NESOL-USP
Avenida Lucio Martins Rodrigues, travessa 4 - bloco 28
Cidade Universitária / CEP: 05508-010
(11) 3091-5828/3091-4400(fax)

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SÁBADO, 29 DE AGOSTO DE 2009
Se não sabes fazer, não critique!!!

Um dos princípios básicos de qualquer gestão é a padronização das atividades ou processos, pois assim permite o monitoramento ou supervisão da execução dos mesmos, além de verificar possíveis desvios que possam impactar nos resultados.
O que muitos gestores esquecem é que procedimento sempre existe, a diferença está em documentar o mesmo para formalizar as etapas e assim poder cobrar qualquer mudança no mesmo.
O incrível é que todo mundo acha que sabe fazer ou elaborar um procedimento documentado e por isto se tornam críticos vorazes para qualquer trabalho que outra pessoa desenvolva, muitas vezes não sabendo fazer melhor ou mesmo dar direcionamentos para melhorar o documento, apenas criticam para parecerem conhecedoras, geralmente criticas destrutivas que não ajudam em nada.
Se não sabes como elaborar procure ajuda, pois sempre haverá alguém que lhe poderá indicar o caminho e se não quer fazer, não critique quem está fazendo, nestas horas é melhor ficar calado.
Postado por Jefferson às 06:55 1 comentários
DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 2009
Não mando mais em ninguém e AGORA?!?


A maioria das organizações apresenta uma estrutura organizacional funcional, com a hierarquia muito bem definida, sendo assim muitos seguem linhas de comando para execução das atividades e definição das prioridades.
Porém com a crescente demanda de projetos que envolvem equipes multifuncionais, aparece o papel do gerente de projeto nestas empresas que precisam envolver equipes com diferentes setores e atividades, sendo necessária muita negociação por recursos em seus projetos.
Quando o gerente de projeto é retirado de um cargo funcional para começar o desafio de um projeto, o primeiro impacto é perceber que não terá nenhum subordinado direto e que sua equipe será sempre temporária para cada projeto de acordo com suas competências, sem contar que muitas vezes em uma organização com uma estrutura muito funcional, as atividades cotidianas atrapalharão seus recursos quando não houver uma negociação junto à alta direção sobre os mesmos.
Todos os recursos devem ser discutidos no início do projeto com a definição do escopo, juntamente com a alta direção e os gerentes funcionais, para que o risco da falta de tempo da equipe seja minimizado, tomando o projeto como prioridade aos envolvidos. Isto deve estar claro na declaração de escopo do projeto e validade pela direção da empresa.
Postado por Jefferson às 12:29 0 comentários
QUINTA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2009
Cuidado no reconhecimento da equipe
Depois de horas, dias, meses ou até anos de trabalho e muito esforço, sempre que uma equipe atingir os resultados esperados ou superando as metas estipuladas, os membros sempre esperam ao menos uma recompensa em forma de reconhecimento em relação ao esforço, empenho e comprometimento.
As empresas nem sempre podem premiar como no programa de Justus, com viagens ao exterior ou até mesmo sessões de relaxamento. Muitas vezes pagam um valor como prêmio pelas metas atingidas.
O problema é que apenas premiações materiais acabam se tornando fatores higiênicos, deixando assim de serem fatores motivacionais. Fatores higiênicos são aqueles que as pessoas já tomam para si, como algo que é obrigação de ser dada.
Para que suas premiações deixem de serem fatores que motivam, precisa sempre deixar qualquer reconhecimento com uma carga emocional associada, para que as pessoas não apenas vejam aquele prêmio material, mas que sintam também que por detrás do bônus existe um grande agradecimento da chefia.
Às vezes um discurso de elogio perante aos colegas de trabalho surte mais efeito de motivação do que bônus dado sem sequer uma palavra do gestor.
Saiba reconhecer o trabalho da sua equipe, para que outras metas sejam superadas, nunca deixando as premiações e reconhecimentos caírem na mesmice, pois acabam se tornando fatores higiênicos.
Postado por Jefferson às 03:30 1 comentários
SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2009
Competência: Ação x Imagem
Quando falamos de competência, precisamos nos lembrar de três fatores primordiais: conhecimento, habilidade e atitude, na qual precisamos saber o que fazer, como fazer e vontade de fazer. Mas para sermos considerados competentes somente isto basta?
Ultimamente assistindo ao programa o Aprendiz 6 de Roberto Justus, em suas salas de reunião, podemos ver nos últimos capítulos, que os candidatos demitidos caíram mais por suas palavras do que pelas suas atitudes. Como assim?
Nas provas em questão, o que foi levado em conta foi o comportamento dos mesmos na reunião, principalmente o que falavam, sendo que um deles praticamente foi demitido por escrever uma carta com a palavra “escultar”, que na visão de Justus era imperdoável para alguém de nível universitário. Sendo assim, aqueles que realmente contribuíram para derrota com ações totalmente errôneas, nem sequer chegaram perto de serem demitidos.
Isso nos leva a algumas reflexões no mundo corporativo em que muitos chefes valorizam aqueles que mais sabem se vender do que realmente executar as atividades de forma eficiente. Para muitos chefes não basta apenas fazer deve sempre estar mostrando o que faz e o que resulta, mesmo que ações pequenas.
Antigamente imaginava que ações já se diziam por si só, assim como fatos não existem objeções, mas atualmente vemos muitas especulações sendo levadas em conta. O que demonstra que o marketing pessoal é imprescindível para os profissionais nas organizações.
Invista em seu marketing, se atentando a sua postura, modo de tratamento com as pessoas, apresentação pessoal, não se esquecendo de desenvolver sua inteligência emocional.
Postado por Jefferson às 06:30 2 comentários
SEGUNDA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2009
Lição Aprendida
Durante umas das matérias que cursei no MBA, o professor solicitou que procurássemos cases de sucesso e insucesso na Internet para realização de um trabalho. Encontrar relatos de sucesso foi fácil, pois todos gostam de demonstrar como chegaram ao êxito, porém encontrar relatos de fracasso, esse são realmente difíceis de encontrar. Por quê?
Geralmente quando falhamos em um projeto, tomamos ações corretivas para conseguir chegar ao resultado esperado e muitas vezes não registramos devidamente o que deu de errado e simplesmente escrevemos as ações eficazes como se aquelas fossem sido tomadas de primeira.
Assim como já citei no meu post “Aprenda com os erros dos outros”, existe grande importância no registro das lições aprendidas, para que todos saibam o que deu de errado em projetos similares e não errem novamente. Aprendemos muito mais com os erros do que com acertos, por isto a necessidade de um gerenciamento do conhecimento nas organizações. Muitos acabam não registrando as lições, pois já iniciam outro projeto ou são realocados, principalmente achando perda de tempo, já se dedicam as novas atividades, esquecendo de colocar todos os obstáculos encontrados. Isto gera uma perda enorme do conhecimento adquirido e para evitar tais transtornos, cobre sempre no final de cada projeto o registro das lições.

Aproveitando isto, estamos formando um ano de blog neste mês, sendo válida uma reflexão sobre este período no qual venho postando minhas idéias sem pretensão alguma, sempre focando na área de gestão. Como o Ronaldo do Qualiblog já me disse: “A utilização dos desenhos adaptados para o tema se tornaram uma marca”.
E pensar que tudo começou como uma experiência para um trabalho no MBA, que é bem ilustrado no post “Vida de Pós-Graduando”, no qual mostra exatamente como o blog iniciou. E este post demonstra a lição que aprendi nesta aula.
Neste ano que se passou, foi mudada a maneira de postar, a periodicidade, chegando há ficar um tempo sem postar, mas retomei as atividades aos poucos e espero que ainda tenha leitores desde o começo. Aproveito para agradecer a todos que acompanham a evolução (ou involução) deste blog e aos colegas de outros blogs que estão em meu Blogroll.
Postado por Jefferson às 06:37 2 comentários
SEGUNDA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2009
Cuidado com excesso de confiança!!!
Com o passar dos anos adquirimos experiência de vida e principalmente conhecimento, que carregamos ao longo de nossa carreira profissional. Mas quando ficamos por muito tempo fazendo as mesmas atividades, passamos a torná-las rotineiras, sentindo total controle e inevitavelmente uma confiança excessiva. Confiamos tanto em nosso conhecimento e habilidade que muitas vezes perdemos ou erramos, por simples distrações causadas pelo excesso de confiança.
Quando acreditamos sermos os “experts”, acabamos não ouvindo opiniões de outras pessoas, não observando fatores ambientais, tudo pelo ego inflado, o que possibilita tomada de ações precipitadas na maioria das vezes, que nos levam a grandes quedas.
Tenha sempre confiança em si mesmo, mas mantenha sempre a humildade para ouvir os outros e observar o que ronda em sua volta.
Postado por Jefferson às 21:04 1 comentários
TERÇA-FEIRA, 7 DE ABRIL DE 2009
Existe estrutura organizacional ideal?!?
Cada organização constrói ao longo do tempo sua estrutura organizacional, definindo as linhas de comando, subordinação, assistência, que na maioria das vezes é expresso num organograma. Porém muitas empresas crescem de forma tão caótica que até para desenhar o organograma é uma tarefa difícil.

Existe o melhor padrão de estrutura a ser seguido?

Com certeza não, pois cada organização deve ser estruturada de acordo com seu negócio e levar em conta os ativos organizacionais.
Imagine uma fábrica que tentasse implantar horários flutuantes, em que seus colaboradores entrassem a hora que quisessem desde que cumprissem a carga horária, as pessoas se juntariam poucas horas ou minutos ao longo do dia para formar uma linha de produção. O mesmo ocorre para empresas que necessitam de pessoas criativas, na maioria das vezes, a inspiração não consegue ser forçada a surgir em horários fixos.
Sendo assim, seja sua empresa uma do tipo matricial ou funcional, vertical ou horizontal, Zeus ou Baco, não adianta achar que mudar para o outro tipo melhorará seu negócio, pois a estrutura deve ser adequada como vemos nos exemplos acima.
Postado por Jefferson às 21:02 0 comentários
DOMINGO, 29 DE MARÇO DE 2009
Tenha reuniões eficazes!!!
Reuniões, no mundo corporativo, são ferramentas de comunicação de extrema importância, que possibilitam a disseminação da informação, a discussão de colaboradores com diversos pontos de vista, resolução de problemas, entre outras inúmeras possibilidades.
Mas toda reunião demanda tempo e se não bem utilizado, começa os desperdícios de tempo, de recursos e principalmente de dinheiro. A preocupação com a eficácia de reuniões chega a ser tão grande em algumas organizações, que tornaram o tempo dispensado em reuniões como um indicador, para verificar o tempo de cada reunião e o tempo total desperdiçado no período, determinando assim metas parar a realização das reuniões, como por exemplo, reuniões no máximo com 40 minutos, sendo assim as pessoas precisam se preparar melhor para o que vai ser discutido para que não haja devaneios e perdas de tempo.
Este é um ponto crucial para as reuniões: Preparação, não somente de quem irá conduzir, mas de todos os participantes. Pois muitas vezes os participantes interrompem a reunião para buscar alguma informação ou planilha, que poderia ser trazida no inicio da reunião. Mas por que será que as pessoas não se preparam para as reuniões? Na maioria das vezes é por falta de informação da pauta a ser discutida pelo organizador ou aviso de reuniões em cima da hora, não dando tempo para se preparar.
Reuniões nas quais as pessoas estão preparadas são muito mais eficazes, pois necessitam menos tempo de contextualização para o grupo.
Outra questão, que deve ser verificada em toda reunião, é a ação gerada na discussão, pois se uma reunião termina sem qualquer ação a ser tomada, ou a reunião foi ineficaz ou foi uma palestra em que o organizador (ou diretoria) não permite que ninguém faça comentários, ou seja, somente ele fala e todos escutam, o que na maioria das vezes parece mais um desabafo e no final todos saem se perguntando: “O que foi isto???”. Tendo todo desperdício de tempo e recursos, pois reuniões como estas não geram resultados e muitas vezes geram descrença das pessoas nas reuniões realizadas na organização, caso participem em mais de uma vez em casos como o citado anteriormente.
Postado por Jefferson às 11:47 0 comentários
SEXTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2009
IX Encontro internacional de gerenciamento de projetos PMI-DF
A pedido de um grande colaborador e dono de um ótimo Blog, Marcelão, cujo link se encontra no meu Blogroll, estou divulgando o IX Encontro internacional de gerenciamento de projetos PMI-DF.

Este encontro terá a ilustre participação do Marcelão palestrando sobre "Planejamento Estratégico Pessoal", que pela bagagem do mesmo, deve ser imperdível.

Confirma maiores informações no link:
Encontro Internacional - Blog Marcelão

Não percam esta oportunidade de participar de um grande evento sobre gerenciamento de projetos.
Postado por Jefferson às 21:34 1 comentários
Cresça e apareça!!!
Nos ambientes corporativos sempre existem aqueles que tem grande ambição em crescer profissionalmente, porém não querem correr riscos, evitando se expor principalmente.
Já dizia o ditado “Periquito faz e Papagaio leva a fama”, e assim ocorre também nas organizações em que muitos se promovem, preocupando-se apenas com sua imagem, muitas vezes até roubando méritos de colegas de trabalho.
Infelizmente sempre haverá os oportunistas de plantão, por este motivo, para aqueles que querem crescer nas empresas precisam trabalhar melhor sua comunicação interpessoal, para poderem expor suas idéias e sair da sombra dos oportunistas. Mas para isto não basta apenas desenvolver sua habilidade em comunicação e necessário ter atitude de querer fazer mudar suas perspectivas e tenha ciência de haverão riscos a serem corridos e muitos obstáculos.
Postado por Jefferson às 21:10 0 comentários
TERÇA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2009
Mudanças só vêm de cima?!?

Grande maioria dos gestores quando assumem a nova função ou chegam em um novo local de trabalho, sempre vem com muito gás, com muita vontade de mudar as coisas para mostrar trabalho em pouco tempo.
Muitos acabam tendo grandes dificuldades e não chegando aos resultados desejados, isso devido aos fatores ambientais e ativos organizacionais, que geralmente somente mudam com o consentimento da alta direção.
O mesmo ocorre na implantação de novas metodologias, sistemas de gestão, entre outros, na qual o corpo gerencial de nível de média gerência tenta acreditar que pode mudar algo sem o apoio total da Alta Direção, o que de fato não vai ocorrer, pois mudanças que alteram a estrutura da empresa, fatores ambientais e os ativos somente ocorrem com a iniciativa da alta cúpula.
Por este motivo um dos itens da ISO 9001 é relacionado ao comprometimento da Alta direção em relação ao sistema de gestão, pois mudanças somente ocorrerão “de cima para baixo”.
Postado por Jefferson às 19:28 1 comentários
SEGUNDA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO DE 2009
Tu és o que aparentas ser?!?
É impressionante a quantidade crescente no meio corporativo de pessoas que têm grande ambição de crescer, mas percebem que não são tão bons assim, e para compensar sua deficiência em competências, justamente seguem os passos citados acima.
Como uma vez vi um ditado num filme: “Se você é fraco finjas de forte e se você é forte finjas de fraco”. Isso é para que seu oponente sinta acuado pensando que você é forte quando não és ou subestimar sua capacidade. Seguindo isto, para muitos a primeira parte é válida, sendo assim partem para demonstrar o que não são, visando aparecer mais do que podem fazer, justamente falando mais nas reuniões, na maioria das vezes sem conteúdo ou embasamento e o principal, sempre estando junto ao chefe seja para fazer intrigas ou para culpar outras pessoas de seus erros.
Mas máscaras caem com o tempo e sua incompetência vem à tona, geralmente fazendo grandes quedas quando descobertos. Para os que acabam encobertando estas pessoas este tempo parece não passar.
Esta percepção para os chefes é bem difícil, pois nem sempre se sabe se estás comprando gato por lebre.
Postado por Jefferson às 05:44 0 comentários
SEGUNDA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2008
Por que planejar uma auditoria?!?
Auditorias são atividades que sempre têm um curto período para realização, portanto cada minuto, cada segundo é de extrema importância para o auditor conseguir coletar o maior número possível de amostras nos processos auditados.
E para conseguir potencializar o tempo disponível, o auditor deve ter um planejamento muito bem elaborado, pois deve levar em conta as distâncias a serem percorridas dentro da organização do auditado, os processos que serão verificados e as pessoas que serão entrevistadas, para que a logística seja a mais dinâmica e que as pessoas estejam disponíveis nos horários marcados. Pois perda de tempo em deslocamento e na espera da pessoa entrevistada, são pontos cruciais para conseguir completar a auditoria no prazo estipulado.
O problema é que muitos confiando em seu “know how” ou às vezes por inexperiência acabam não planejando a auditoria e escolhendo áreas aleatoriamente, sem pensar nos fatores citados acima. Isto sem contar, aqueles auditores que acreditam que se avisarem com antecedência, as pessoas terão tempo para “maquiar” os processos e têm a certeza de que chegando de surpresa poderão verificar como são realmente os processos. Mas, isto leva aos problemas citados como perda de tempo aguardando serem atendidos.
Por estes motivos, o planejamento deve ser realizado com certa antecedência, para que as pessoas a serem entrevistas sejam informadas do escopo da auditoria e dos horários para atender os auditores.
Postado por Jefferson às 20:28 2 comentários
SEXTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2008
Soluções Paliativas?!?
Sempre que nos deparamos com problemas no cotidiano ou nos projetos, sempre buscamos soluções paliativas para amenizar o problema até que a solução definitiva para o mesmo seja tomada. Estas soluções paliativas geralmente são tomadas de forma imediatista, que na maioria das vezes na mensura os impactos que a mesma pode causar, muitas vezes gerando outros problemas.
Além disto, por estar sendo resolvido na hora, muitas vezes nos acomodamos e acabamos não procurando as causas raízes para que o problema não volte a acontecer, sem contar que o paliativo acaba se tornando o procedimento a ser tomado, não voltando para o processo correto a ser executado.
Este nosso espírito “Macgyver” de fazer acertos ou as famosas “gambiarras”, não nos deixa às vezes verificar outras soluções sem a necessidade de adaptações temporárias.
As soluções paliativas são de extrema importância, mas não devem incorporar o processo final, por isto nunca pare mesmo que o problema possa ter sido resolvido, pois os resultados do paliativo podem ser temporários.
Postado por Jefferson às 04:21 0 comentários
QUINTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2008
Ninguém se compromete pelo medo!!!
Às vezes, os gestores têm muita dificuldade em comprometer os membros de uma equipe em relação às atividades, prazos e responsabilidades. Vendo muitos não seguindo o seu ritmo ou mesmo não realizando as atividades conforme desejássemos.
Então, muitos gestores partem para a técnica de “terrorismo” ou práticas “maquiavélicas” para tentar fazer sua equipe gerar resultados na base do terror, com ameaças e punições. Em curto prazo esta prática gera alguns resultados, porém a equipe se desmotiva e principalmente se vira contra o gestor com o tempo e em longo prazo os resultados começam a decair drasticamente. Esta prática ocorre em muitas empresas que cobram do próprio gestor pulso firme para punir as pessoas que não sigam procedimentos ou normas internas. Seria imaginar que um cavalo corresse por muito tempo só por que está sofrendo chicotadas, mas uma hora o cavalo vai desfalecer.
Ao contrário deste pensamento, colocar uma cenoura na frente do cavalo haverá muito mais corrida por mais tempo, pois existe motivação para isto. Assim funciona com a equipe, ao invés de punir, saiba promover os incentivos necessários para que os mesmos se envolvam nas atividades e assumam responsabilidades.
Conseguir o comprometimento de uma equipe é conseguir que os mesmos sintam responsáveis pelos resultados, mas para isto, o gestor deve promover a clima para este envolvimento e motivação.
Postado por Jefferson às 19:42 1 comentários
QUARTA-FEIRA, 5 DE NOVEMBRO DE 2008
Cuidado ao ter certeza de tudo!!!
Autoconfiança é muito importante para todo gestor pode delegar e cobrar seus subordinados de atividades a serem executadas, pois sempre que existe um receio ou falta de certeza, os subordinados percebem e não tratam as ordens com a seriedade a ser tomada, pois percebem a fraqueza de seu gestor.
Porém confiar demais também é um grande erro, pois nunca podemos ter certeza de tudo, para isto é necessário que colha o máximo de informações possíveis antes de tomar decisões ou delegar atividades com prazos estipulados.
Acreditar que tem um processo nas mãos e que conhece todas suas variáveis por ser fatal para qualquer gestor. Tenha humildade suficiente em pedir auxilio a especialistas ou mesmo a equipe para obtenção de informações e sugestões;
Pois muitas vezes tomamos as decisões, sem saber que levará a uma derrota, mas os envolvidos sabem e não informam os riscos, esperando que o projeto seja levado ao buraco, somente para ter o “gostinho” de dizer: “Eu já sabia”.
Evite estas situações envolvendo a todos nas decisões e nas direções que estão sendo tomadas, para que todos possam ter uma visão diferente do que está a sua frente e assim tomar a decisão mais adequada.
Postado por Jefferson às 19:27 2 comentários
DOMINGO, 26 DE OUTUBRO DE 2008
Como você promove seus colaboradores?!?
Um dos grandes fatores motivacionais para qualquer pessoa é a possibilidade de crescimento na organização, visando não somente aumentos salariais, mas reconhecimento de seu trabalho realizado através de promoções.
Muitas organizações não têm sequer um plano de cargos e salários, para pelo menos declarar como funciona o crescimento profissional dentro de suas empresas. Sendo assim, muitos colaboradores ficam sem horizonte de crescimento dentro da organização, pois não sabem quais caminhos podem seguir para crescer profissionalmente.
Mas pior que não ter horizonte e não ter definido qualquer critério de promoção de forma aberta, pois assim muitos se desmotivam achando que somente os “puxa sacos” ou “políticos” galgam novas posições hierárquicas, mais por “amizade” do que por mérito.
Para aumentar o comprometimento de seus colaboradores torne os objetivos claros de crescimento profissional e principalmente quais os critérios adotados para avaliar os possíveis candidatos a promoções.
Para isto inicie um plano de cargos e salários, tornando os níveis diferenciados não somente em salários, mas em responsabilidades. Assim como os critérios devem ser baseados nas competências necessárias e não em escolhas subjetivas e percepção das chefias imediatas.
Postado por Jefferson às 18:12 1 comentários
SEGUNDA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2008
Até onde posso mandar?!?
Essa dúvida percorre a cabeça da maioria dos novos gestores, seja para assumir um projeto específico ou um setor, pois não basta somente obter o cargo ou a função, mas é preciso detalhar os limites de seu comando.
Para isto é necessário deixar claro no plano de projeto quais são as atribuições do gestor de projeto ou na descrição do cargo para um gestor de um novo setor, para seja declarado a todos os envolvidos até onde o gestor tem autonomia para tomada de decisão sem necessitar consultar seu chefe imediato ou o patrocinador do projeto.
Esta falta de clareza nos limites causa diversos transtornos para todos os envolvidos e principalmente para o gestor que pode se sentir inseguro em tomar certas ações críticas na hora certa.
Para isto um planejamento dos recursos humanos de forma objetiva, deve deixar clara em forma de organograma como se dispõem os cargos e sua hierarquia e principalmente definir quais são as autonomias de cada nível para tomada de decisão.
Muitos são contra a forma hierárquica utilizada pelas forças armadas, acreditando que engessa demais os processos e que uma formatação horizontal seja mais dinâmica, não existe a melhor forma e sim a qual se adéqua melhor a sua organização, devido a sua cultura organizacional. Não importa qual modelo a seguir, mas sempre defina os papéis e responsabilidades de todos.
Postado por Jefferson às 06:48 0 comentários
TERÇA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2008
Não complique, Simplifique!!!
Na busca de soluções para os problemas cotidianos, principalmente aqueles que chamamos de “apagar incêndios”, são resolvidos na maioria das vezes de modo instintivo, que nem sempre é a melhor solução.
O grande problema é que muitas vezes as soluções encontradas são complicadas, difíceis de executar e com grande risco de falha, mas mesmo assim muitos tentam ser super heróis e põem em prática, gastando enormes esforços e tempo.
Encontrar soluções simples na maioria das vezes é mais difícil de obter, mesmo que depois de encontrada alguns chegam a dizer que era óbvio. Tudo se torna óbvio até que alguém consiga dizer ou achar tal solução, que até então era algo obscuro e de grade complexidade.
Mas por que será tão complicado achar soluções simples?
Talvez porque grande maioria das pessoas pense pouco sobre os problemas, tomando ação a primeira idéia que lhes vêm à cabeça, que na maioria das vezes é a mais complexa de por em prática, achando que estão perdendo tempo pensando e debulhando mais os problemas para encontrar soluções mais práticas.
Isto sem contar às pessoas que seguem o ditado “Para que simplificar se posso complicar?”, que nestes casos, muitos acham que dificultando as coisas, as mesmas tomarão maior importância, do que se fossem simples, todos achariam banais e óbvios.
Tenha em mente que quanto mais simples forem as atividades e soluções, maior será a produtividade na execução, o que gera economia de recursos.
Postado por Jefferson às 17:49 0 comentários
QUINTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2008
Até quando vai continuar a executar sem planejar?!?
A ansiedade em ver resultados em curto prazo e principalmente “mostrar serviço”, faz com que muitos gestores tenham pressa na execução das atividades, mesmo sabendo da grande importância do planejamento, preferem arriscar a implantação e ter correções do que ficar pensando no plano, pois acreditam que estar parado planejando, estará perdendo o precioso tempo.
Sendo assim, vemos muitas ações sendo definidas de forma informal, sem qualquer documentação, afinal documento para estes gestores é pura burocracia. Mas quando se deparam com os problemas, que praticamente eram certos, ficam nervosos com o estouro de prazos e principalmente os retrabalhos.
No planejamento quanto melhor for o detalhamento das necessidades a serem atendidas, dos objetivos a serem alcançados e dos resultados esperados, de forma documentada, melhor será o entendimento por todos os envolvidos para que trabalhem de forma alinhada.
Esta documentação deve ser feita na forma de declaração de escopo e principalmente no plano de gerenciamento do projeto. Definindo assim todos os pontos a serem abordados em um projeto, mesmo que de curta duração. Além de possibilitar um legado de conhecimento como lições aprendidas para os próximos projetos.

Brasil X Japão

Evento: AS PERSPECTIVAS DA ECONOMIA JAPONESA E DA RELAÇÃO BRASIL-JAPÃO

Área: Comércio Exterior
Local de realização:
Edificio-Sede da FIESP - Auditório 10º andar

Data do evento:
14/2/2011

Horário do evento:
09:00 às 11:30

Programa:
9h Credenciamento e Welcome Coffee

09h30 Sessão de Abertura.
José Augusto Corrêa, Diretor Titular Adjunto do DEREX;
Kazuaki Obe, Cônsul Geral do Japão em São Paulo.

9h40 Situação Atual e Expectativa da Economia Brasileira.
Yoshiaki Nakano, Diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV.

09h55 Situação Atual e Expectativa da Economia Japonesa.
Toshiro Mutoh, Presidente Executivo da Daiwa Institute Research e ex-Vice Presidente do Banco Central do Japão.

10h40 Mesa de Debates: Expectativa das Relações Bilaterais Brasil-Japão sob o ponto de vista de Economia e Investimento.
Mediador: José Augusto Corrêa, Diretor Titular Adjunto do DEREX.
Toshiro Muto, Presidente Executivo da Daiwa Institute Research e ex-Vice Presidente do Banco Central do Japão.
Yoshiaki Nakano, Diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV.
Takanori Suzuki, ex-presidente do Banco de Tokyo e organizador do Fórum Economia e Negócios Brasil-Japão.

Espaço para perguntas

11h15 Palavras de Encerramento
José Augusto Corrêa, Diretor Titular Adjunto do DEREX.

A. C . Camargo

A.C.Camargo A Iniciativa Como participar Projetos de Pesquisa Relatório
Financeiro
Para realizar a doação

A doação dos créditos referentes à Nota Fiscal Paulista para o Hospital A.C.Camargo pode ser feita das seguintes formas:

- Ao efetuar qualquer compra em qualquer estabelecimento informe ao caixa o número do CNPJ do Hospital A.C.Camargo: 60.961.968/0001-06. Assim o crédito já será repassado aos Projetos de Pesquisa em desenvolvimento no Hospital.

- Solicite ao estabelecimento a emissão da Nota Fiscal Paulista sem mencionar o CPF ou CNPJ e deposite o documento nas urnas localizadas nas dependência dos Hospital A.C.Camargo.

Participe e indique esta ação para quem você conhece!

Nossos parceiros:

A rede de lojas Rei do Mate da capital paulista e a Freios Brunati, unidade Mooca, já aderiram a essa iniciativa.

Em seus pontos de venda estão disponíveis urnas para arrecadação das notas fiscais em prol dos trabalhos de pesquisa do Hospital A.C.Camargo. Todo o material de divulgação foi disponibilizado pelo Hospital a esses parceiros.

Seja você também uma empresa parceira do A.C.Camargo e contribua para a pesquisa do câncer.

Mais informações: marketing@accamargo.org.br

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1. CADASTRE-SE no site da NOTA FISCAL PAULISTA e passe a fazer compras informando SEU CPF no ato da compra. Você acumulará CRÉDITOS.

2. Na página inicial do site da NF PAULISTA, vá em "CONTA CORRENTE" e "UTILIZAR CRÉDITOS"

3. No painel, selecione "DOAÇÃO DE CRÉDITOS PARA ENTIDADES SOCIAIS"

4. Para localizar as Aldeias Infantis SOS, insira o CNPJ 35.797.364/0001-29 ou a Razão Social Aldeias Infantis SOS Brasil. Clique em "ADICIONAR ÀS FAVORITAS" para futuras doações.

5. Insira o valor a ser doado, e clique em confirmar. PRONTO!

Se você ainda não é cadastrado no site, faça o seguinte:



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O valor selecionado foi doado às Aldeias Infantis SOS Brasil. Sua ajuda é muito importante:

• Com R$ 200, você garante alimentação, educação, vestuário e higiene para uma criança durante um mês inteiro!

• Com R$ 50, você proporciona 5 dias de alimentação para uma criança.

• Com R$ 40, você pode vestir uma criança.

• Com R$ 30, você garante material escolar para duas crianças por um mês.

• Com uma contribuição de R$ 20, por exemplo, você ajudará uma criança a se alimentar por 2 dias.

Futuramente, haverá ainda outra possibilidade: não informar seu CPF no ato da compra e depositar as notas fiscais em urnas em diversos postos autorizados. Informaremos em breve.

Só não é permitido informar o CNPJ da entidade no ato da compra.

Perguntas Frequentes:

O que é Nota Fiscal Paulista?

É um programa do Governo do Estado de São Paulo que devolve aos contribuintes 30 % do ICMS recolhido através de compras em estabelecimentos que emitem nota fiscal. Funciona em todo o Estado de São Paulo, e qualquer pessoa pode aderir.

De onde vêm os créditos, e como obtê-los?

Os créditos vêm da devolução de 30 % do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) recolhido pelo Governo do Estado. Para obter os créditos é necessário que em cada compra realizada seja emitida a nota fiscal com o seu CPF.

Nossa equipe também poderá ajudá-lo a esclarecer qualquer dúvida. Ligue para 11. 5573-1533 ou envie e-mail para faleconosco@aldeiasinfantis.org.brAs crianças, adolescentes e jovens de São Paulo e de todo o Brasil agradecem!