O fio de cabelo é uma estrutura fina q cresce em média de um a 2cm ao mes. Ele é constituído basicamente, cerca de 80%, da proteína queratina. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glandulas sebáceas. Esta secreção funciona como uma capa protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. Haste é a parte visivel do fio.
Cada fio possui tres estruturas principais:
CUTICULA. Camada externa do fio. É a principal barreira à penetração de agentes quimicos e ambientais p/ o interior da fibra.
Permanece intacta, somente a alguns milímetros da raiz. Sua sensibilização é causada por açoes mecanicas (escovar, pentear, secar, lavar friccionando como roupa!), químicas (shampoos, ondulações, coloração, descoloração, alisamentos), e ambientais (sol, mar, vento, piscina). A danificação da cuticula, torna o cabelo sem brilho, dificil de pentear e aspero ao toque.
A remoção total da cuticula causa as chamadas pontas duplas. A cuticula é formada por 6 a 10 camadas sobrepostas como telhas em um telhado. Ela é responsavel pelo brilho dos cabelos e influencia fundamentalmente no toque, na suavidade, na penteabilidade, e formação de carga estática.
CÓRTEX. É onde as proteínas queratinizadas se formam em fibras paralelas, dando a elasticidade e resistencia q um cabelo saudavel tem e determinando o grau maior ou menor de porosidade do fio. Sua estrutura pode ser alterada por agentes quimicos e luz ultravioleta proviniente dos raios solares.
MEDULA. Encontra-se no centro do cabelo, como se fosse uma espinha dorsal,constituidas de pigmentos. Em um cabelo traumatizado por agentes quimicos, a medula apresenta-se quebrada e às xs ausente. É responsável pela nutrição e sustentação do fio e no homem ela nao possui função real chegando a ser às xs ausente.
COMPOSIÇÃO QUIMICA DOS FIOS
AGUA. É fundamental e seu teor varia de acordo com a umidade relativa do ar, mas chega em torno de 10% da composição quimica de um fio. Qdo o cabelo está molhado, chega a absorver cerca de 30% do seu peso-Portanto, procure sempre lavar seu cabelo pela manha e nao prendê-lo molhado. Evite lavá-lo à noite, pois o cabelo leva em torno de 24 horas p/ secar naturalmente.
LIPIDEOS. Fazem parte da composição e podem estar tanto interna, qto externamente. Tanto os óleos internos, qto externos somam 6% da composição dos fios. Os internos ajudam na estrutura do fio e os externos sao responsaveis pela manuntenção de óleo ao longo do fio.
AMINOÁCIDOS. Sao unidades fundamentais das proteínas e somam cerca de 14% da composição quimica. O mais importante é a cisteína, rico em enxofre (garante a resistencia quimica do cabelo) q é um elemento de ligação covalente (dá forma ao cabelo- liso, ondulado, crespo, etc). Estes ligados entre si, ou atuando sozinhos, sao fontes de brilho, maleabilidade e resistencia dos fios.
QUERATINA. É uma proteina fibrosa, insoluvel, de alto peso molecular. Os cabelos e unhas dao compostos basicamente dela. A queratina hidrolizada, obtida atraves de processos laboratoriais, possui facilidade de penetração na cuticula, devido ao baixo peso molecular, proporcionando brilho, restauração , umidade e condicionamento. A administração CORRETA da queratina, auxilia na reestruturação das regioes do cabelo afetadas por agentes quimicos, ambientais e mecanicos.FITOQUERATINA. COMPOSIÇÃO DE AMINOÁCIDO LIVRES DAS PLANTAS NA MESMA PROPORÇÃO EM Q SÃO ENCONTRADAS NO CABELO HUMANO. Possui baixo peso molecular e provem do milho, trigo e soja, manipulados LABORATORIALMENTE!!! Portanto nao tentem extrair queratina em casa, OK
Nenhum comentário:
Postar um comentário